Lorena Kaz
Autora, ilustradora, artista gráfica, muralista, aquariana, viajante, viajadora...
Lorena Kaz Alves Pinto nasceu em família de artistas renomados, avós pintoras, tios educadores e pai e mãe designers.
Atenta à educação emocional, acabou reunindo tradições familiares de artes e a preocupação com a cultura e educação, com o tema dos transtornos mentais, assunto tão atual de sua época. Assim, ela "inova", fazendo arte para a educação emocional, histórias em quadrinhos para o autodesenvolvimento e campanhas de conscientização sobre o machismo social e o processo de formação da autoestima feminina.
Formada em Desenho Industrial pela PUC-Rio, Lorena nasceu no Rio de Janeiro mas já viveu em vários países (Equador, Índia, E.U.A, Espanha, Sérvia e Israel), foi designer de jóias, artesã, pintora, muralista, designer gráfica e também professora de escola infantil, de Inglês, Espanhol e Português, gerente de loja de discos e tantas outras atividades que parecem várias vidas!
Começou a ilustrar livros infantis em 2013 e a escrever seus próprios livros em 2015, entre eles Meio inteiro (Sesi-SP) e Minha casa (Cia. das Letrinhas). Seu primeiro livro de quadrinhos Morrer de amor e continuar vivendo (Ed. Instante) foi indicado ao prêmio Jabuti em 2018 e revelou uma grande paixão, por abordar emoções e assuntos complexos de forma simples, lúdica e acessível para todos.
Lorena lançou seu segundo livro de quadrinhos, Eu nunca mais vou deixar você (Ed. Peirópolis, 2023), no intuito de procurar destrinchar as causas e processos da dependência emocional. Em 2024, lança Jornada na terra ao centro de si (Ed. Via Lúdica), sua primeira novela gráfica infantojuvenil com tema ficção, abordando temas da educação emocional como a rejeição e autoaceitação.
O INTERESSE POR PSICOLOGIA E AUTODESENVOLVIMENTO
A partir de 2012, após viver um relacionamento abusivo e tendo se identificado com o diagnóstico de "dependente emocional", Lorena começa a estudar educação emocional para superar a sua própria dependência e ajudar outras mulheres a enfrentarem a dependência afetiva, ansiedade e depressão.
Nos anos que se seguem, participou de grupos de estudo de CNV (Comunicação Não Violenta), trabalhou como voluntária no CVV (Centro de valorização à vida) e durante 10 anos dedicou-se a escuta empática em sua página "Projeto Morrer de Amor". Frequentou o MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas) por cerca de quatro anos e desenvolveu estudos e vivências na área da psicologia Transpessoal, meditação de Healing, Theta healing, constelação familiar e apometria, entre outras práticas.
PRÊMIOS
E DESTAQUES
A página do Projeto Morrer de Amor atingiu a marca de 60mil seguidores em 5 meses da sua criação e chegou a 200mil seguidores aos 2 anos do seu lançamento.
O livro infantil Minha Casa (Cia das Letrinhas), foi escolhido para o PNLD 2018 e ganhou, mais tarde, o selo CELLIJ 2020.
O livro infantil Meio Inteiro (Sesi-SP), ganhou o selo Altamente Recomendável da FNLIJ 2019.
O livro Morrer de Amor e Continuar Vivendo foi indicado ao Prêmio Jabuti de quadrinhos em 2018.
Exposição na Casa das Rosas, São Paulo, 2014.
Exposição no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, 2015.
Exposição no conjunto Nacional, São Paulo, 2017.
Jurada e exposição no Salão de Humor de Pernambuco, Recife, 2018.
Exposição Cartoons Contra a Violência no STF, Brasilia, 2023.
Jurada e exposição no Salão Internacional de Humor de Piracicaba- EM BREVE